Os 7 estilos universais da moda

Imagem: Lauren Fleischmann/Unsplash

Oi pessoal! Tudo bem?

Você sabia que existem 7 estilos universais da moda? Essa definição dos estilos foi criada pela Alyce Parsons e Mimi Dorsey, que elaboraram o livro “Style Source, a teoria dos 7 estilos universais“, que é hoje amplamente difundida e utilizada por personal stylists de todo o mundo. No post de hoje vamos explicar melhor sobre cada um deles, confira!

O seu estilo

Antes de falar sobre os estilos em si, é importante entender qual é o seu estilo. Você sabia que a nossa imagem é sempre formada por cerca de 2 a 3 dos 7 estilos universais? Então, é isso que faz com que ao final das contas, tenhamos uma infinidade tão grande de estilos. É isso que nos permite criar uma identidade visual só nossa. Graças a essa mistura dos estilos.

Nós sempre temos um estilo que é o nosso predominante, que muitas vezes tem a ver com a nossa essência, com a nossa personalidade. E ele costuma ficar presente em nossa imagem durante toda a vida. Os outros dois estilos, são chamados de estilos secundários e eles podem se intensificar ou não dependendo do momento de vida que você está vivendo.

“Ah Anna, beleza, mas como eu sei qual é o meu estilo agora?”. Pra essa pergunta a resposta é simples! A Juliana Brasil, fundadora do My Personal Stylist criou um teste super bacana pra te ajudar a descobrir! Só clicar aqui.

Os 7 estilos

Os 7 estilos universais descritos por Alyce e Mimi são:  Natural EsportivoTradicionalRefinadoRomânticoCriativoSexy e Dramático Urbano.

Natural Esportivo

Esse estilo é conhecido como estilo básico. O visual é despojado e prático.

As cores que predominam nesse estilo são as neutras e alegres. As listras e o xadrez estão entre as estampas mais comuns. As roupas são práticas, casuais, leves e despojadas, com uma modelagem leve. A palavra de ordem é conforto, mulheres que têm esse preferem sapatos baixos e roupas soltas no corpo com tecidos macios.

Algumas peças chaves do estilo são o jeans, a malha, as mochilas, as rasteirinhas, jaqueta jeans e o tênis.

Tradicional

O estilo tradicional é marcado pelas roupas formais, com linhas retas e poucos detalhes.

As mulheres desse estilo sempre buscam peças com alta qualidade, bom caimento, que sejam duráveis e discretas. As cores que predominam são as neutras, mas vinho e creme também tem grande destaque.

Foto: MPS

As estampas que se destacam nesse estilo são as mais tradicionais, como risca de giz, espinha de peixe, xadrez “príncipe de gales” e outras. As peças chaves são: blazer, calça social, sapatos fechados estilo mocassim ou escarpim e blusas sem decote.

Refinado

Esse é o estilo mais elegante dos 7 universais. As peças são clássicas e com um caimento perfeito, porém com detalhes sofisticados e luxuosos.

Foto: MPS

Esse estilo sempre busca a harmonia dentro das produções, então os looks estão recheados de estampas discretas. Algumas peças chaves desse estilo são peças de alfaiataria, blazer de corte moderno, jeans premium, blusas de seda, salto alto, jóias e vestidos transpassados.

Romântico

Esse é o estilo doce, leve e mais feminino dos 7. 

As peças são soltas e fluídas no corpo, então você pode ter certeza que saias rodadas estão presentes. Além disso, detalhes como babados, rendas, bordados e laços são marca registrada desse estilo.

Os tons que predominam são claros e pastéis, além de estampas florais e poás. Algumas peças chaves do estilo são o vestido longo e fluido, a saia rodada, o vestido de cintura alta, as sapatilhas e acessórios delicados e discretos.

Sexy

Esse é o estilo daquela mulher forte e poderosa, e que gosta de valorizar o corpo.

As roupas geralmente são mais clean, com menos detalhes, porém justas e com decotes acentuados, fendas ou recortes. Estampas muito presentes são as animal print, além das cores vermelho, verde esmeralda, azul, roxo e preto.

As principais peças chave do estilo são sapato de salto agulha, óculos de sol grande e marcante, blusas decotadas ou com transparências, jeans justos e saias curtas ou justas.

Dramático Urbano

Esse estilo é marcado pelo preto e pelo contraste claro/escuro. 

Foto: MPS

Com poucos acessórios mas com design arrojado, assim podemos definir os looks característicos desse estilo. Com referências geométricas e contemporâneas, é comum vermos peças com volumes exagerados.

Um estilo ultra moderno com peças chaves como: jeans destroyed, blusas e casacos volumosos, jaqueta de couro, peças estruturadas e coturnos/botas pesadas.

Criativo

Esse estilo é definido como a mistura de todos os outros 6 estilos universais.

Esse é o estilo que tem como chave produções ousadas, que misturam bem as peças características de estilos bem diferentes. É marcado pelas sobreposições, mistura de elementos diferentes, cores e texturas, toques étnicos e peças vintage. Aqui não existem peças chave, apenas a imaginação.

E o seu, qual é? Conta aqui pra gente nos comentários 👇🏼

Um comentário em “Os 7 estilos universais da moda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s