15 filmes sobre amizade

No Brasil, assim como em alguns outros países, o dia mais difundido como Dia do Amigo é em 20 de julho. Tenho certeza que você mandou mensagens para seus amigos neste dia e às vezes até postou nas redes sociais. O dia 30 de julho, no entanto, é o escolhido pela Assembleia Geral das Nações Unidas para a celebração do Dia Internacional da Amizade. Infelizmente não estamos em um momento que podemos sair com nossos amigos e dar um abraço bem apertado neles. Mas o que acha de passar essa listinha de filmes sobre amizade para eles e fazerem uma maratona?

Clube dos Cinco (John Hughes, 1985)

Um clássico de John Hughes que eu não poderia deixar de colocar na lista. Cinco adolescentes do ensino médio cometem pequenos delitos na escola e, como punição, têm que passar o sábado no colégio e escrever uma redação contando o que pensam de si mesmos. O grupo reúne jovens com perfis completamente diferentes: o popular, a patricinha, a esquisita, o nerd e o rebelde. No decorrer do dia, eles passam a se conhecer melhor e a aceitar suas diferenças, compartilhando seus maiores segredos.

Reprodução: Clube dos Cinco (1985)

As Vantagens de Ser Invisível (Stephen Chbosky, 2012)

Um filme que com certeza marcou muita gente. Baseado em um livro de mesmo nome, As Vantagens de Ser Invisível conta a história de um jovem tímido se esconde em seu próprio mundo até conhecer dois irmãos que o ajudam a viver novas experiências. Embora esteja feliz nessa nova fase, ele não esquece as tristezas do passado. Quem viu com certeza se emocionou na cena protagonizada por Emma Watson na caminhonete passando pelo túnel (eu me arrepio só de lembrar).

Reprodução: As Vantagens de Ser Invisível (2012)

Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível (Marc Foster, 2018)

Quando descobri que esse filme seria lançado, nunca senti tanta nostalgia. Christopher Robin, agora um adulto, tenta ajudar o Ursinho Pooh a encontrar seus amigos – Tigrão, Bisonho, Coruja, Leitão, Coelho e os outros. Uma vez que Pooh os encontra, o urso e sua turma viajam a Londres para ajudar Christopher a redescobrir a alegria da vida.

Reprodução: Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível (2018)

Detona Ralph (Rich Moore, 2012)

Ralph está cansado de ser desprezado no seu próprio jogo de fliperama. Para ganhar a atenção do herói Felix e todos os outros personagens, o vilão tem um plano e sai em busca de uma medalha, com a intenção de provar o seu valor. No meio do trajeto ele conhece Vanellope, a protagonista de um jogo com um bug. Nem preciso dizer que a amizade deles é a parte central do filme, não é?

Reprodução: Detona Ralph (2012)

Conta Comigo (Rob Reiner, 1986)

Outro filme clássico, dessa vez inspirado em um livro de Stephen King. Após um desconhecido ser morto acidentalmente, perto de suas casas, quatro meninos, de Oregon, decidem ver o corpo. No caminho, Gordie Lachance, Vern Tessio, Chris Chambers e Teddy Duchamp encontram um homem em um pântano cheio de sanguessugas. Começando como uma simples brincadeira, a aventura dos garotos evolui para um evento marcante em suas vidas.

Reprodução: Conta Comigo (1986)

Irmão Urso (Aaron Blaise, Robert Walker, 2003)

Uma das minhas animações favoritas e não importa quantas vezes eu assista a esse filme, eu sempre me emociono. Kenai é um bravo jovem índio com uma aversão especial por ursos. Quando seu irmão Sitka é morto por um, Kenai mata o urso, mas é magicamente transformado em um deles. Para piorar a situação, seu outro irmão, Denahi, jura matar o urso que Kenai se tornou. A única esperança de Kenai é uma montanha mágica, onde ele acredita que pode ser transformado de volta em um ser humano e ele pede a Koda, um verdadeiro filhote de urso, para ajudá-lo a chegar lá.

Reprodução: Irmão Urso (2003)

E.T. – O Extraterrestre (Steven Spielberg, 1982)

Mais um clássico que não podia estar de fora da lista. Não só foi o filme de maior bilheteria durante anos, como também foi amplamente aclamado pela crítica e selecionado para preservação no National Film Registry. O garoto Elliott faz amizade com um pequeno alienígena inofensivo que está bem longe do seu planeta. Ele decide manter a adorável criatura em segredo e em casa após apresentá-la aos irmãos.

Reprodução: E.T. – O Extraterrestre (1982)

Alguém Especial (Jennifer Kaytin Robinson, 2019)

À primeira vista, pensei que seria apenas uma comédia romântica na onda de lançamentos na Netflix. Eu estava bastante enganada – e fiquei feliz por isso. É um história sobre perda, crescimento e, acima de tudo, amizade. Conta a história de Jenny, uma jornalista que está prestes a se mudar de Nova York para São Francisco para trabalhar para a Rolling Stone. Ela fica devastada com um término poucos dias antes da mudança e convoca as amigas para a uma noitada na cidade.

Reprodução: Alguém Especial (2019)

Lilo & Stitch (Chris Sanders, Dean DeBlois, 2002)

Mais uma das minhas animações favoritas e não escondo o quanto ela me emociona. Lilo é uma garota que adora cuidar de animais menos favorecidos. Lilo tem o costume de coletar lixo reciclável nas praias para, com o dinheiro recebido, comprar comida para peixes. Até que, em um belo dia, ela encontra um cachorro e decide adotá-lo. Entretanto, este cachorro na verdade é Stitch, um ser alienígena que é um dos criminosos mais perigosos da galáxia. Agora, Stitch esconde quatro de suas seis pernas e decide se fazer passar por um cachorro comum, ficando amigo de Lilo. Todos lembram da frase “Ohana quer dizer família e família quer dizer nunca abandonar ou esquecer”, não é?

Reprodução: Lilo & Stitch (2002)

Intocáveis (Olivier Nakache, Éric Toledano, 2011)

Esse filme francês sobre a amizade improvável entre dois homens é comovente. Um milionário tetraplégico contrata um homem da periferia para ser o seu acompanhante, apesar de sua aparente falta de preparo. No entanto, a relação que antes era profissional cresce e vira uma amizade que mudará a vida dos dois.

Reprodução: Intocáveis (2011)

Frances Ha (Noah Baumbach, 2012)

Frances se joga de cabeça em seus sonhos, mesmo que a realidade possível seja bem pobre. Ela quer muito mais do que tem e leva a vida com uma alegria inexplicável e muita leveza.

Reprodução: Frances Ha (2012)

Sociedade dos Poetas Mortos (Peter Weir, 1989)

O novo professor de Inglês John Keating é introduzido a uma escola preparatória de meninos que é conhecida por suas antigas tradições e alto padrão. Ele usa métodos pouco ortodoxos para atingir seus alunos, que enfrentam enormes pressões de seus pais e da escola. Com a ajuda de Keating, os alunos Neil Perry, Todd Anderson e outros aprendem como não serem tão tímidos, seguir seus sonhos e aproveitar cada dia.

Reprodução: Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Quatro Amigas e Um Jeans Viajante (Ken Kwapis, 2005)

Bridget, Carmen, Lena e Tibby são superamigas e vivem em Maryland. Depois de muitos verões juntas, as quatro finalmente seguirão caminhos diferentes: Bridget irá para o México e Lena visitará sua família na Grécia, enquanto Carmen e Tibby ficarão mais perto de casa. Não importa onde estejam, as amigas sempre estarão ligadas por uma calça jeans que serve nas quatro e que mostra o forte vínculo entre elas.

Reprodução: Quatro Amigas e Um Jeans Viajante (2005)

Já Estou Com Saudades (Catherine Hardwicke, 2015)

Jess e Milly são melhores amigas desde a infância. Enquanto Milly se casou, teve dois filhos e construiu uma carreira de sucesso, Jess decidiu levar uma vida pacata ao lado do marido Jago. Após se submeter a um tratamento, Jess enfim consegue engravidar. Mas a notícia vem justamente quando Milly descobre ter câncer de mama e precisa passar por quimioterapia, o que necessitará do apoio não apenas da amiga, mas de toda a família.

Reprodução: Já Estou Com Saudades (2015)

Jumanji: Bem-vindo à Selva (Jake Kasdan, 2017)

Como último filme da lista, decidi colocar um que é um pouco diferente – dessa vez é um de ação, mas que ainda coloca em cheque a amizade de quatro pessoas improváveis. Jess e Milly são melhores amigas desde a infância. Enquanto Milly se casou, teve dois filhos e construiu uma carreira de sucesso, Jess decidiu levar uma vida pacata ao lado do marido Jago. Após se submeter a um tratamento, Jess enfim consegue engravidar. Mas a notícia vem justamente quando Milly descobre ter câncer de mama e precisa passar por quimioterapia, o que necessitará do apoio não apenas da amiga, mas de toda a família.

Reprodução: Jumanji: Bem-vindo à selva (2017)

O que acharam da lista? Quais desses filmes já viram e quais acrescentariam? Conta pra gente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s