Estafa mental e a “falta” de produtividade

Imagem: Abbie Bernet/Unsplash

Você já acordou com aquele pensamento de: “Hoje meu dia será produtivo. Farei tudo o que tiver de fazer” e no fim acabar não fazendo nada do que você planejou?  Se sim, temos muito a compartilha entre si agora.

O tempo passa, você olha pro teto e mentaliza: preciso ser produtivo! Mas acontece que o seu tempo é perdido fazendo outras coisas, menos aquelas atividades que deveriam ter a sua atenção. O dia passa, a noite chega e você percebe que não fez exatamente nada daquilo que  planejou e, a partir daí, surge a culpa e o cansaço mental.  Você já parou para pensar que talvez você só não esteja fazendo as tarefas certas? A produtividade não é fazer mais coisas no seu dia, e sim fazer aquilo que você planejou com qualidade. Uma rotina produtiva te leva a ter equilíbrio emocional. 

A vida automaticamente nos leva acreditar que conseguimos executar várias atividades ao mesmo tempo, fugindo do nosso equilíbrio, e nos levando a experimentar a Estafa Mental. A estafa mental está ligada a falta de motivação para continuar a fazer o que tanto gosta e que deveria ser seu foco. Você fica esgotado, não consegue dormir, seu corpo começa a dar sinais físicos de cansaço da mente e do corpo, suscitando ao baixo rendimento intelectual. É um sentimento horrível e tudo parece estar perdido. Spoiler: Não está! 

Para que esse estado emocional não evolua para uma piora no quadro – eu não tenho a solução como dose para os seus problemas, mas tenho três dicas que podem te ajudar a organizar a sua vida, trazendo-lhe de volta a sua qualidade emocional. 

Imagem: Cathryn Lavery/Unsplash

Antes de tudo você precisa entender o que é prioridade na sua vida. Se tudo for prioridade, logo a mesma  não existe.

  • Estabeleça  prioridades na sua vida, o que de fato for o seu foco e objetivo. O que você tem como meta a longo e curto prazo. 
  •  Faça uma lista (dica infalível que recebi da minha psicóloga) de todas as atividades do seu dia. Por meio dessa lista você terá mais clareza de como se organizar e peneirar (mais uma vez) suas prioridades. 
  • A terceira dica, e não menos importante, coloque-a no topo: Autocuidado. Você precisa separar um tempo para cuidar do seu físico também. Afinal, um estilo de vida saudável é cuidar da sua alimentação e ter um sono reparador. Fazer atividades físicas pode te ajudar a ter um bom rendimento nas suas tarefas diárias. Experimente se alongar pela manhã e praticar meditação, quem sabe você não encontra um novo hobby?

Gostou dessas dicas? Espero que de alguma forma te ajude. Sabemos o quão importante é ter uma qualidade de vida. Fique atento aos sinais e cuide da sua saúde emocional. Procure um (a) psicólogo (a) para que possa te ajudar- de uma forma cuidadosa e incrível!– a organizar a sua vida . ❤️

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s