Apps divertidos para você diminuir seu tempo de tela

Você acorda de manhã e, antes de mais nada, seu primeiro movimento é esticar o braço em busca do celular. Ok, ok. De fato, precisamos desse ato pra desligar um possível despertador. Porém, o que vem depois? 

Pessoalmente, eu admito: dou uma longa olhada nas notificações e vou direto pro Twitter. Quando assusto, já tem uns bons 15 minutos que estou passando de rede social por rede social, às vezes sem nem reparar no que consumo ali,como se fosse tudo um grande impulso e força do hábito. Não me orgulho disso, e reconheço que é um hábito que se repete ao longo do dia: escreve, lê, estuda e então…20 minutos no Twitter.

Apesar de tudo, a ciência explica isso de várias formas. A paleta de cores no site x, a linguagem de outro, o jeito como recebemos as informações… Isso sem contar a sensação premeditada de bem-estar, recompensa, relaxamento ou então a necessidade de se incluir em todas as discussões e temas que estar online geralmente desperta.  

Porém, isso está longe de ser saudável e, no fim do dia, toda essa exposição acaba causando uma forte impressão de “por que passei tanto tempo nesse app? Nem estava bom assim”. Além do mais, é uma  das causas comuns de ansiedade e pode acabar virando um obstáculo da saúde mental hoje em dia.

Porém, nem tudo é só pó: existem alguns aplicativos – e até mesmo funções no celular – que podem ajudar a manter distância das redes sociais quando a coisa é too much, ou quando você precisa concentrar, mas sabe que vai cair na distração. Aqui em baixo você confere alguns dos mais interessantes pra te ajudarem nessa tarefa:

1. Forest

Imagem | Divulgação

O Forest é bem o jeitinho de “Colheita Feliz”, porém num sistema que faz as pessoas a ficarem longe do celular.

Nele, o jogador precisa fazer plantas crescerem em diferentes ambientes, mas o diferencial é que você não interagem com elas para que isso aconteça. Isso porque quanto mais tempo você ficar sem mexer no seu smartphone, mais elas vão crescer. Conforme você bate suas metas, é possível desbloquear novas espécies e até mesmo construir uma grande fazenda! Porém, o oposto também pode acontecer: se você desbloquear seu dispositivo antes da hora, vai precisar fazer tuuudo de novo.

Onde Baixar? Disponível para Android e iOS.

2. Focus Quest

Imagem | Divulgação

A jornada do herói tá… diferente?

O Focus Quest é perfeito pros fãs de RPG! Ele transforma o distanciamento do celular em uma jornada épica, em que você vai ganhando mais experiência e upando seu protagonista conforme você cumpre o tempo programado para ficar sem usar redes sociais e afins. Além disso, o app é cheio de incentivos e detalhes, permitindo ao usuário comprar acessórios, encontrar personagens pelo caminho e acompanhar seu progresso em um mapa, como se estivesse em uma grande missão.

Onde encontrar? Disponível para Android e iOS.

3. Donut Dog

Imagem | Divulgação

Mais um app inspirado em jogos. Esse é 100% pra quem sente falta de um Café Mania ou do clássico ‘Culinária da Sara’.

Em Donut Dog, sua função é fazer o máximo de rosquinhas para manter seus clientes bem atendidos. O segredo pra fazer isso? ficando longe do seu smartphone. A cada período de tempo que você o faz, é possível assar novos sabores e desbloquear conquistas, passando de nível. O app possui até mesmo um ranking que permite ver qual usuário passou mais tempo offline – e fez mais donuts ao longo do dia.

Onde Encontrar? Disponível para Android e iOS.

4.Study Bunny

Imagem | Divulgação

Você sente saudades do tamagotchi? Já cuidou do Pou no seu celular? Se você gostava desses jogos, então o fofíssimo Study Bunny é pra você!

Ele mistura o método pomodoro com um sistema de pet sitter ao permitir que você coloque um tempo reservado para ficar longe do dispositivo na forma de tarefas . A cada objetivo que você cumpre, seu coelhinho vai ficar mais feliz e alimentado, e no fim do dia você é recompensado com itens e acessórios pra deixar ele mais saudável e personalizado.

Dica Bônus: Tempo de Uso

Ainda que existam esses app para ajudar no foco, muito provavelmente o seu celular também tem uma função chamada ‘Tempo de Uso‘. Nela, você pode escolher colocar limites no tempo que fica em cada app, além de poder desativá-los por um tempo.

Bem-estar digital no seu Samsung

Tempo de uso no seu iOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s